sábado, 23 de novembro de 2013

Promessa Cumprida!



Antes de mais, devo avisar que este post está um tanto ou quanto fora de prazo…
Há alturas da nossa vida que, por via do desespero, fazemos promessas que nem sabemos explicar porque as fizemos. Foi o que me aconteceu.
Devido a informação mal dada, não consegui entrar na universidade no primeiro ano que me candidatei, o que me levou a necessitar fazer o exame de Português no ano seguinte. Acontece que depois de fazer o exame achei que tinha corrido mal e que não ia conseguir chegar até à nota que necessitava. E, perante essa crença, e conduzida pelo desespero, prometi que caso tivesse doze, ou acima de doze, no referido exame, subiria as escadas do Bom Jesus de Braga. Se me perguntarem porque fiz tal promessa, não sei responder, sei apenas que foi a primeira coisa que me lembrei.
Ora, tive treze no exame de Português, logo, acesso as vagas do Curso de Psicologia da UMa.
Três anos depois, licenciatura concluída, entrada no Mestrado, em Braga, curiosamente a cidade onde se encontra o Bom Jesus. Eis que chegou a hora de cumprir a promessa. E, no dia 21 de Setembro subi as escadas. Eu avisei que este post estava um pouco fora de prazo!



Para quem não sabe, o Santuário do Bom Jesus do Monte, mais conhecido por Bom Jesus de Braga, é constituído por uma Igreja; por um “escadório”, ao longo do qual existe a Via Sacra do Bom Jesus; uma área de mata conhecida por Parque do Bom Jesus; alguns hotéis e, ainda, um  funicular, isto é, o Elevador do Bom Jesus, movido a água.
No que diz respeito <à igreja, esta tem como data de construção 1811.
Quanto aos escadórios, superam um desnível de 116 metros, contabilizando 581 degraus, sendo divididos em três partes diferentes, sendo a primeira o Escadório do Pórtico, a segunda o Escadório dos Cinco Sentidos e a terceira o Escadório das Três Virtudes. Ao longo do percurso, nos patamares, vão surgindo fontes que, cada uma delas, assumem significados diferentes.

Apesar do que se possa pensar, não é difícil subir os escadórios do Bom Jesus!


Sem comentários: